Armênia

Mariana Ferraro Kehyayan
(São Paulo, Brazil)

É um sentimento inexplicavél você estudar durante anos, ouvir histórias de seu povo e conseguir realizar o sonho de ver e sentir tudo isso de perto! Foi exatamente assim que tudo começou nesta minha jornada de 4 meses em nossa Terra Mãe.

Apesar de tudo isso, não sabia o que ia encontrar quando chegasse lá, como seria a comida, me virar em uma lingua que até então não dominava, e tudo sozinha, num país distante do meu!Lembro-me perfeitamente do meu primeiro dia, saindo do aeroporto e tentando me comunicar com o Vahan, às 5 da manhã, tudo escuro e eu me perguntando : cadê o Monte Ararat, que eu não consigo ver?

Primeiros dias de adaptação, em uma nova família, comecei meus trabalhos. Nunca tinha realizado um trabalho voluntário em meu país, não fazia idéia do que teria que fazer, como seria, enfim, era tudo novidade para mim. Meus primeiros dois meses foram em Yerevan, lá tive a oportunidade de voluntariar em duas ONGs com trabalhos bem distintos do que já tinha feito. Para mim foi muito gratificante pois aprendi muitas coisas novas, tive a oportunidade de viajar com a minha equipe de trabalho para diferentes cidades do país.

Fiquei muito feliz, pois em um dos meus trabalhos, criei linhas de produtos que estão tendo muito êxito e continuidade. Viver em Yerevan é muito gostosto, a cidade oferece muitos cafés a céu aberto, atrações culturais, shows de graça, ballets, óperas, lojas, museus, parques … a cidade é linda, andamos muito à pé, diferente dos hábitos que tenho em minha cidade natal.

Depois, segui para Gyumri, uma cidade de pessoas simpáticas e acolhedoras, aonde podíamos pegar frutas das árvores, em plena rua!!!Meu trabalho foi excepcional e muito gratificante. Dei aula de arte para crianças: ter o carinho delas e ver aquele sorriso puro, realmente, é de fazer a alegria do dia! Agora, o que falar do Birthright Armenia, a entidade que nos proporciona tudo isso?

Sem ele não temos a oportunidade de conhecer jovens armênios de várias partes do mundo, de fazer excursões todos os fins de semana por todo país, conhecendo de perto os vilarejos e os famosos horovats, de ter aulas de armênio, de poder viver em casas de familia e saber como é o dia-a-dia de uma família armênia, na Armênia. Poder contribuir com o crescimento do país trabalhando, aprender a cozinhar comidas armênias e participar de discussões com autoridades do país, nos nossos Fóruns.

Enfim, não tenho palavras que sejam capazes de expressar a gratidão que tenho, por ter tido a oportunidade de passar esses 4 meses mais incríveis de minha vida, pois, além de todas as aventuras, aprendi muitas ‘’lições de vida’’.

Muito brigada por tudo e até breve!

Leave a Reply

